top of page

Conquista de 2023

Vem conferir os destaques do ano. Cola com a gente!

Equipe descolada!

As contribuições para a nossa campanha de assinaturas e o apoio da Fundação Ford para o nosso portal de notícias foram essenciais para possibilitar a manutenção da nossa equipe fixa. Além de repórter e social media, hoje nossa equipe conta com uma pessoa dedicada à produção audiovisual. Que conquista importante, viu?! Isso nos permitiu produzir mais conteúdos em vídeo e registrar nosso trabalho sendo realizado. 

Captura de Tela 2023-12-18 às 10.44.02.png
Assoprando as velinhas: 10 anos de Desenrola!

Parabéns para nós! Que alegria celebrar uma década de atuação! Para marcar essa data, a gente lançou uma camiseta especial comemorativa e compartilhamos 10 histórias de 10 pessoas das quais nossos caminhos se encontraram e que marcaram, de alguma maneira, nossa trajetória. 

jazz - vcrp.JPG
Pé na estrada: criando e reforçando conexões!

O Desenrola e Não Me Enrola participou do seminário “Vacinas, Desigualdades e Pandemia”, promovido pela Oxfam e a Fiocruz, em Manaus. O objetivo do encontro foi discutir os múltiplos cenários e soluções de combate às desigualdades sociais que comprometeram o acesso da população indígena, quilombola e periférica às vacinas e serviços públicos de saúde durante a pandemia de Covid-19.

Ainda em parceria com a Oxfam, ao longo do segundo semestre de 2023, o Desenrola somou forças com Periferia Em Movimento, Nonada Jornalismo, Amazônia Real, Marco Zero Conteúdo, TV Quilombo Rampa e a comunicadora Yane Mendes para produzir reportagens, entrevistas e podcasts, que registraram como a população de diferentes territórios brasileiros foi afetada pela desinformação e a precarização no acesso à vacinas. Saiba mais aqui.

oxfam.png
TechCamp Belém

O Desenrola e Não Me Enrola foi uma das 60 iniciativas de comunicação vindas da maioria dos estados brasileiros a participar do TechCamp Belém. O evento foi realizado em setembro deste ano e foi promovido pela ÉNois e Embaixada dos Estados Unidos, com objetivo de proporcionar troca de saberes, vivências e intercâmbio cultural.

379737594_1040452806970669_8098818596235251321_n.jpeg
Fomos à Palestina

Em julho deste ano, tivemos a oportunidade de visitar a Palestina representando a Coalizão de Mídias Periféricas, Faveladas, Quilombolas e Indígenas junto ao Julho Negro (do movimento de favelas do Rio de Janeiro) e Frente de Evangélicos pelo Estado de Direitos, numa missão internacional de luta antirracista. Além das iniciativas brasileiras, representações da Colômbia e do Equador também somaram forças à delegação que acompanhou de perto a realidade do apartheid. Durante a visita, os grupos puderam observar como a realidade palestina se conecta diretamente com as periferias e favelas do Brasil. Saiba mais aqui.

WhatsApp-Image-2023-07-28-at-13.32.40-1.jpeg
Para descomplicar as ideias, Desenrola Aí!

Esse ano, o Desenrola Aí voltou de cara nova! Em parceria com a Fluxo Imagens, lançamos duas temporadas temáticas que desenrolamos assuntos complexos com especialistas da quebrada. Na primeira temporada, abordamos os direitos da população LGBTQIAPN+. Já na segunda, nosso tema foi a desconstrução de tabus na sexualidade. Esse projeto também contou com o apoio do ICFJ e Meta, que garantiu parte dos recursos da nossa equipe de produção e também da estrutura institucional.

Você pode assistir a primeira temporada, neste link. E a segunda temporada, está disponível aqui.

FXO00013.JPG
Cena Rápida comemora um ano de lançamento com mais de 20 episódios no ar

No total, foram publicados 22 episódios do nosso podcast desenrolado. Um dos episódios mais incríveis que produzimos foi o sobre saberes quilombolas, onde fomos até a cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira, no estado de São Paulo. Lá, a gente conferiu de pertinho como o viver quilombola está intimamente relacionado à natureza e como esse saber pode ser um caminho para lidar com as mudanças climáticas. Para realizar o projeto este ano, também contamos com o apoio do ICFJ e Meta, que fortaleceram nossa equipe de produção e making of, além da estrutura de distribuição.

Todos os episódios estão disponíveis no Youtube, no Spotify e no Google Podcast.

Captura de Tela 2023-12-18 às 10.57.30.png
Concorrendo a prêmios!

Reconhecimento é sempre importante, não é? Por isso, ficamos muito felizes por termos sido indicados a duas premiações. A primeira foi na 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na qual  concorremos na categoria Áudio, com o trabalho desenvolvido no podcast Cena Rápida. Já nossa segunda indicação foi nacional, no Prêmio “ + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa” na categoria: “Veículos liderados por jornalistas negros(as)”. Viva o jornalismo periférico!

PHOTO-2023-12-05-10-45-22.jpg
Participação no Festival 3i

A partir da nossa atuação como associada da AJOR, junto com a iniciativa Periferia em Movimento, conseguimos pautar a necessidade do Festival 3i (2023) sediar uma mesa para debater o papel do jornalismo periférico no ecossistema do jornalismo de interesse público no Brasil.

Durante o Festival 3i, também aconteceu a apresentação da Coalizão de Mídias Indígenas, Quilombolas, Periféricas e Faveladas, na qual o Desenrola e Não Me Enrola faz parte do processo de construção e articulação política desde 2020.

Além disso, nossa co-fundadora Thais Siqueira foi mediadora em uma das mesas do evento, com a temática “Como lançar uma iniciativa jornalística e os desafios enfrentados no caminho”. Durante o diálogo, foram abordados exemplos reais de empreendedores sobre os principais desafios de criar, gerenciar e desenvolver uma iniciativa jornalística e como levá-la ao próximo nível, alcançando a sustentabilidade financeira.

347256342_160271820334559_7972549919522669228_n.jpg
O curso mais desenrolado das periferias voltou!

A gente já estava cheio de saudades de estar com a juventude das quebradas, já que a pandemia de Covid-19 impossibilitou a realização do Você Repórter da Periferia entre 2020 e 2022. Voltamos com tudo e em 2023, produzimos a 7ª edição do nosso programa de formação de educação midiática antirracista para jovens comunicadores das periferias. Com o apoio da Fundação Ford, pela primeira vez, conseguimos oferecer aos participantes bolsa auxílio e auxílio transporte. Super importante, não é? No total, foram feitas 11 videorreportagens, que estão disponíveis no nosso canal do Youtube. Assista todas elas, clicando aqui.

IMG_5330.JPG
Pratinho Firmeza

Participamos da edição de 2023 do Pratinho Firmeza SP, um guia gastronômico das quebradas realizado pela Énois Laboratório de Jornalismo e com as iniciativas Agência Mural, Alma Preta,  Nós Mulheres da Periferia, Imagine e Desenhe e Dilla Sete.

Captura de Tela 2023-12-18 às 10.07.27.png
Guardiões do Clima

Com apoio da bolsa de reportagem "Justiça Climática", promovida pelo Instituto Clima e Sociedade e a Ajor, o Desenrola e Não Me Enrola produziu uma websérie “Guardiões do Clima” entrevistando lideranças comunitárias das periferias de São Paulo, mostrando que o debate sobre justiça climática e racismo ambiental, não acontece de hoje nas periferias.  Essas lideranças atuam nos territórios periféricos desde os anos 70, desenvolvendo suas ações e busca por solução socioambiental nas periferias.
Além do portal de notícias, o conteúdo produzido migrou para o impresso por meio de fanzines e foram distribuídos nos territórios onde esses agentes comunitários atuam e residem.

20230929-DSC04846.jpg
bottom of page